Iconografia Josefina. Apresentação do acervo do CEJM.

Parte 1: Apresentação. 

O uso das imagens como meio para comunicar uma mensagem (Iconografia) é uma riqueza da Igreja.

Mas, como não poderia ser diferente, a "imagem" apresenta a visão de seu autor. Sua visão pessoal sobre o assunto tratado ou a sua tentativa de síntese de crenças de sua época, ou cultura, ou mesma da comunidade onde surgiu a imagem. 

Esta série: Iconografia Josefina, se propõe a valorizar a arte e a legítima forma de expressão dos seus autores e, ao mesmo, tempo, apresentar comentários  que nos ajudem a corrigir alguns "conceitos" implícitos das imagens apresentadas. 


As salas de iconografia de São José, da Virgem Maria e de São José Marello estão disponíveis no Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana, em Apucarana - Paraná - Brasil. 

Trata-se de uma de espaço privilegiado e bonito, mas, sobretudo a sua peculiaridade está no fato de nos oferecer 1.587 pinturas e esculturas de São José, 4.233 obras artísticas produzidas ao longo dos séculos da Mãe de Deus e 164 fotos dos lugares marellianos e da pessoa de São José Marello, totalizando 5.987 fotografias. Toda essa riqueza expressa a alma artística dos Mestres pintores e escultores e estão expostas na sua forma original em algumas dezenas de renomados museus e igrejas presentes nas várias partes do mundo ou guardadas e protegidas por colecionadores particulares.

Essa exposição iconográfica proporciona aos devotos de Nossa Senhora, de São José e de São José Marello as expressões artísticas criadas pelos grandes representantes da arte ao longo dos séculos por meio de seus pincéis, suas técnicas e imaginações com as quais retrataram a beleza da arte a partir das cenas dos evangelhos e da devoção popular. Trata-se de uma riqueza que não será possível desfrutá-la em pouco tempo, pois tudo está impregnado de arte, de beleza, de imaginação, de fé, de piedade, em suma, de amor.

Todo esse patrimônio não se trata de uma exposição representativa da arte, mas um ponto referencial de evangelização e de aprofundamento da vocação, da missão e da santidade dos personagens envolvidos na expressão da arte, além de ser também um ponto referencial de cultura, sobretudo artística que se encontra em primeira mão nos grandes museus do mundo.

Esse centro iconográfico só foi possível graças a abertura e a colaboração da Província brasileira dos Oblatos de São José, a qual devemos agradecer por esse presente a nós, à Igreja e à sociedade. Manifestamos também o nosso agradecimento a muitas pessoas que colaboraram, seja financeiramente ajudando na construção, seja com seu tempo e dedicação. Não citamos aqui o nome de nenhum desses colaboradores, mas foram adultos, jovens e crianças que deram seu tempo, seu entusiasmo e seu amor por esse projeto, e sem estes teria sido muito difícil tê-lo hoje concretizado diante de nossos olhos.

Esperamos contar com as bênçãos de Deus, as graças e proteção dos nossos santos: a Virgem Maria Mãe de Deus,  São José, o Guarda do Redentor e  São José Marello, o fundador da Congregação dos Oblatos de São José. 


Parte 2: Notícias e eventos relacionadas à exposição iconográrica do CEJM. 

Parte 3. Fotos.

.